sábado, 2 de julho de 2011

Plano de aula: álbum digital utilizando Powerpoint

Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras
Especialização em Lingüística Aplicada
Disciplina: Ensino e Aprendizagem de Língua Mediado por Computador
Discentes: Helen Betane e Jannaína Reis

Plano de aula

1. Lead in: Spelling shark

Iniciar a aula com o jogo da "forca" ou spelling shark com a palavra FAMILY.

2. Apresentação: a professora mostra seu álbum de família introduzindo o vocabulário e a estrutura adequada.
3. Prática controlada: os alunos ajudam a professora a construir sua family tree de acordo com o álbum previamente apresentado.
Prática menos controlada:
a) “Elicitar” algumas famílias famosas. Compartilhar conhecimentos sobre as mesmas.
b) A professora disponibiliza figuras de algumas dessas famílias com os nomes de cada membro. Os alunos escolhem as figuras de “famílias famosas” e constroem a family tree de uma delas (Família Adams, Os Simpsons, Os Flinstones, Os Jetsons, etc.). Essa atividade pode ser realizada em pares.
4. Produção: Os alunos, individualmente, constroem sua própria family tree e apresentam para a classe.
5. Follow up: Álbum digital (da sua própria família ou não).

Obs.: O tempo de cada atividade vai variar de acordo com o número de alunos em sala. Os passos do plano de aula podem consumir de duas a três aulas, de acordo com as variáveis de cada turma.

Um comentário:

  1. Oi meninas!!! Que rapidez
    Adorei a apresentação, as ideias para utilização do ppt e o plano de aula para ajudar. Valeu!!!

    ResponderExcluir