sexta-feira, 8 de julho de 2011

Post Card

Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Letras
Especialização em Linguística Aplicada
Disciplina: Ensino e Aprendizagem de Língua Mediado por Computador
Docentes: Prof. Dra. Eliane Carolina de Oliveira e Prof. Ms. Margarida Rosa Álvares
Discentes: Helen Betane Ferreira e Jannaína Reis

Plano de aula

Lead in: “Tempestade de ideias” sobre os lugares onde os alunos já passaram as férias. O professor também inclui os lugares por ele visitados.
Apresentação: Usando suas fotografias pessoais ou figuras sobre os lugares visitados, o professor apresenta a estrutura adequada, nesse caso o passado simples.
Prática controlada: Ainda com o auxílio das fotos ou figuras, o professor leva os alunos a descreverem os pontos turísticos de um dos lugares escolhidos, como se estivessem contando a um amigo. As sentenças podem ser escritas no quadro.
Prática menos controlada: Vídeo sobre os pontos turísticos de Paris. Em pares, os alunos escolhem um dos pontos turísticos mostrados no vídeo e constroem um diálogo no qual um dos membros reporta suas férias na cidade luz e descreve seu local preferido. Apresentação dos resultados para a turma.
Produção: Cartão postal digital. No laboratório de informática, os alunos constroem um arquivo de fotos e/ou figuras de lugares onde estiveram ou onde gostariam de visitar. Instruídos pelo professor, eles confeccionam os cartões postais. Estes podem ser impressos e enviados aos alunos de outra sala ou expostos. Se possível, também podem ser enviados por e-mail ou postados no blog da escola.
Obs: As estruturas gramaticais trabalhadas poderão ser: Simple Present, Present Continuous ou Simple Past.

Nenhum comentário:

Postar um comentário